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domingo, 11 de agosto de 2013

Alfebetização pelo método Fônico - A Casinha Feliz

Quando se fala sobre alfabetização, sempre surge a discussão sobre o melhor método. Os argumentos, na teoria, parecem fazer sentido...com boa argumentação, é possível convencer qualquer pessoa que não entenda do assunto sobre a superioridade de um ou outro método (é o que fazem as escolas). No entanto, toda a pesquisa científica sobre alfabetização nos últimos 80 anos, realizadas em várias populações, mostrou claramente a superioridade do método fônico. E é por isso que o governo de países que são destaque em alfabetização recomendam o método. Não vou discutir as razões políticas/ideológicas para que o mesmo não seja adotado no Brasil. Minha intenção é apenas divulgar essa informação e, ao mesmo tempo, apresentar a vocês um material que considero fantástico para a aplicação do método.
Antes que alguém pergunte, eu não tenho nenhum interesse econômico em divulga-lo. (Bem que tentei entrar em contato com uma das autoras para comprar os direitos autorais, mas não me responderam...rss!) Conheci o método porque fui alfabetizada por ele em 1986, em Belo Horizonte, no Instituto educacional Rouxinol, pela "tia Ivone"(Que saudades!), pq usei com meus filhos para "acelerar"os resultados obtidos com o método Doman (principalmente em relação à escrita e leitura de palavras inéditas) e para tornar incrivelmente divertidas as lições de alfabetização.
DIVERTIDAS? Exatamente! Ouvindo histórias e brincando com bonecos e fantoches, as crianças aprendem (e rapidamente) o o som das letras (correspondência fonema-grafema) e das sílabas (ou "abraços"como são chamadas na casinha feliz).
Recomendo fortemente como um complemento ao método Doman (para crianças pequenas, que aprendem melhor com palavras inteiras por não terem desenvolvido ainda a lateralidade) ou até exclusivamente (para aquelas com 3 anos ou mais).

A história se passa em uma casinha...vou colocar aqui alguns trechos do conto para vocês conhecerem melhor e entenderem o que estou falando...

Era uma vez uma casinha muito bonita, bem no meio de um quintal cheio de bichos e árvores...
Essa casinha era chamada de Casinha Feliz.

Na casinha Feliz moravam: papai, mamãe, vovó, vovô, Vavá, Vevé, Vivi e nenem...



A carruagem parou bem no portão da casinha e logo saltaram cinco amiguinhos. Cada um mais engraçado que o outro. Eram vermelhinhos e falavam alto. O primeiro foi logo dizendo:

Redondo como uma bola
Tenho um gancho de espetar
Para dizer o meu nome
Abra a boca bem aberta
Para o gancho poder passar: aaaaaaa

(segue apresentação dos outros amiguinhos: e, i, o)

De repente se ouviu um mugido de boi...e outro amiguinho de aproximou:

O boizinho quando muge
Está por mim a chamar
Quero ver quem é que pode
O meu nome adivinhar: uuuuu

Este amiguinho, o u , morava na cabeça de um boizinho manso. Foi assim: No tempo antigo, tempo em que os bichos falavam, o boizinho foi para a escola. Ele queria aprender a ler. Mas acabou só aprendendo uma letra: u. Por isto ele botou o u na cabeça e saiu por aí. De vez em quando ele grita bem alto: uuuuuu!

....Vevé e Vivi estavam passando o dedinho no retrato dos amiguinhos quando, de repente, eles voltaram...no fim todos iam se abraçando e dizendo seus nomes:
o a abraçava o i: ai
o e abraçava o u: eu
....







Um dia, estavam todos brincando de roda, quando a vovó escutou os amiguinhos cantando assim:
Somos só cinco amiguinhos
Que se querem muito bem
Podemos falar sozinhos
Sem precisar de ninguém

Audante para falar
Tem que se encostar em nós
Porque ajudante sozinho
Coitadinho não tem voz

... as meninas, curiosas, perguntaram logo quem eram esses tais ajudantes. A vovó então explicou:
_ Ajudantes são outros visitantes que vão chegar na casinha feliz. Eles são muito diferentes dos amiguinhos, pois falam baixinho e só criam força se abraçarem um dos amiguinhos.

Lá vem o ajudante do papai (é o martelo do papai) fazendo seu barulhinho bem baixinho: p p p (não se ouve quase nada) até que ele encontra o a e dá um abraço bem forte:
...
E finalmente abraça o o:



A partir daí, cada ajudante será apresentado, tendo um formato e uma história própria, que ajuda a criança a se lembrar do seu som... o m é o ajudante da mamãe. O r é um ratinho, o c o "cocó"e o s um serpente...  São vendidos "fantoches"que correspondem a cada um deles e assim as crianças podem brincar fazendo seu som. Aqui em casa, meus filhos sempre corriam atrás de mim com eles, fazendo o som... sssssss para a serpente, rrrrrrr com o rato, por exemplo. Davam boas risadas e nunca mais esqueciam o som daquelas letras...


O melhor do método, na minha opinião, são as histórias inventadas para para apresentar as variantes de cada letra. (ex: para falar do Ç, a serpente morde o cocó...o cocó fica mudo de raiva e só a serpente faz o barulho...)

Assim, são trabalhadas as variações ortográficas, as sílabas complexas, a regra do m antes do p e b (o nenem morre de medo do martelo do papai e do barrigudo...aí chama a mamãe para ficar no lugar dele), assim como ch, lh, nh, sons do x, etc.


Bom...fica a dica... espero que seja um útil! Para quem quiser adquirir o material, aqui está o link para o site oficial sobre o método:

http://www.acasinhafeliz.com.br






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